Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Justiça Restaurativa apresenta estratégias metodológicas

Artigo publicado pelo TJRS.

"Foi realizada nessa segunda-feira, 22/7, a Jornada de compartilhamento sobre iniciativas com enfoque restaurativo em Políticas Públicas de Segurança, Justiça, Educação e Pacificação Social. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Rua Celeste Gobbato, 229 - Porto Alegre). Na jornada participaram magistrados, delegações de instituições públicas dos Estados do Ceará e Amapá, ONGs, delegados, representantes do sistema de Justiça, Executivo, da Segurança, da Assistência Social, da Educação, Saúde e representantes da sociedade civil. No evento, foram apresentadas diversas atividades prestigiadas pela delegação do Ceará e Amapá que já implementaram o Projeto Círculo em Movimento nas Escolas: Construindo Comunidades Escolares Restaurativas. O projeto reúne instituições do Poder Público e Organizações Não-Governamentais e tem como objetivo, partindo de paradigmas da Justiça Restaurativa, o fortalecimento de comunidades escolares, prevenindo e superando conflitos e violências. A atividade promoveu o compartilhamento de experiências restaurativas que foram aplicadas nos três estados, CE, AP e RS.  
Ao dar boas-vindas, o Desembargador e Coordenador da Justiça Restaurativa no NUPEMEC TJ/RS, Leoberto Brancher, convidou os presentes para formar um círculo e realizar uma breve apresentação de cada um. Após, os convidados da mesa debatedora apresentaram seus relatos sobre a importância da Justiça Restaurativa.
Como âncora do encontro, o Desembargador Leoberto destacou a situação de emergência, as condições de vida, convivência e de segurança do desenvolvimento humano do país. "É através de estratégias metodológicas que conseguimos acessar uma dimensão de inteligência complexa e coletiva que permite resultados. Instalar esta corrente que aproxima o RS, Ceará e Amapá, como primeiro passo é um movimento que pretendemos desencadear nacionalmente. Aqui todos somos protagonistas", destacou o magistrado.

Em seguida a Vice-Governadora do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, falou do Programa Ceará Pacífico. "Implementamos no nosso Estado a Justiça Restaurativa nas escolas, na prática de mediação de conflitos. Todas orientadas e estimuladas a partir de experiências daqui do RS. Temos registros de experiências considerados muito positivas e que chamou a atenção da própria comunidade".
Em âmbito Estadual foram explanadas iniciativas como o Programa RS Seguro, o Escola + Paz e o trabalho desenvolvido pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVES), bem como os projetos de pacificação social realizados em Caxias do Sul, Pelotas e Lajeado.
Na sequencia foi apresentada proposta em parceria com a AJURIS e com o SESI que objetiva círculo em movimento nas escolas. Pela tarde, os participantes do evento conheceram iniciativas em âmbito municipal e no sistema de justiça. Para encerrar, as inciativas não governamentais.
Texto: Fabiana de Carvalho Fernandes.  Publicação em 23/07/2019 15:10"

Acesse artigo original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE NOVO SITE AQUI .

Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo. - Friedrich Nietzsche